O PODER DA CUSTOMIZAÇÃO

Transformando para vender

A criatividade e o conhecimento de toda a cadeia são fundamentais no processo de escolha das embalagens primárias.

Mais do que pesquisar fornecedores, mais do que conhecer profissionais e algumas empresas do setor é essencial que a definição da embalagem seja embasada e trabalhada por quem realmente conheça os inúmeros processos industriais que permeiam a produção das diferentes embalagens disponíveis atualmente no mercado.

Diversos caminhos podem ser interessantes para que a empresa, detentora de determinado produto, esteja calçada e amparada no momento de desenvolver a embalagem. Profissionais experientes precisam estar envolvidos nesta etapa. Seja por um profissional de desenvolvimento de embalagem, experiente e da própria empresa, seja por uma agência contratada, por um consultor, por um representante comercial ou muitas vezes pelo suporte técnico dos próprios fornecedores, é importante ouvir, ver e aprender sobre todas as possibilidades disponíveis, pois a definição por um caminho inteligente pode significar o sucesso do produto, garantir o resultado de vendas e ainda melhor, atrair o consumidor com preço final competitivo, com a beleza e a boa impressão que toda embalagem deve causar.

Na maioria das categorias de embalagens podemos encontrar em quase 100% dos fornecedores as “Linhas Standard” (de venda aberta, disponíveis para qualquer cliente) e as “Embalagens exclusivas” (de propriedade e aplicação limitada, geralmente produzida com investimentos do cliente final). Para se obter uma embalagem exclusiva, dependendo do processo de fabricação envolvido o investimento pode ficar alto, principalmente em projetos com baixa e média demanda onde a amortização dos investimentos se tornará mais prolongada e muitas vezes inviável. Este raciocínio se aplica por exemplo nos processos de Injeção (para tampas, válvulas, potes, batons, estojos), Sopro (para frascos plásticos, frascos de vidros e potes), Extrusão (para tubos e bisnagas), entre outros…Para resolver este impasse de custo alto para desenvolvimento exclusivo, a solução é conhecer muito bem as opções existentes no mercado para embalagens standard e conhecer mais ainda as possibilidades de materiais, decorações, acabamentos e acessórios.

Metalização Dourada
Metalização Dourada

Pintura, Metalização, Revestimentos em Alumínio, Hot Stamping, Serigrafia, Tampografia, Rotulagem (Incluindo o sleeve), Off-Set, Decoração à laser, etc…

Muitas vezes a aplicação de uma inovação nos processos agregadores citados acima, fazem toda a diferença e destacam o produto, mesmo que a embalagem seja standard. A aplicação de um verniz inovador, uma fita de hot stamping com nova cor, uma textura em serigrafia, um rótulo em braile, uma assinatura à laser, enfim são muitas as possibilidades e oportunidades que o mundo das embalagens oferece.

Portanto, o meu recado é:  – Faça bonito com pouco, tenha sucesso com uma embalagem standard e ao mesmo tempo diferenciada, a qual irá se destacar e se tornar um sucesso de vendas.

Por Rodrigo Plaza

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *