A embalagem como ferramenta de marketing
“A embalagem é muito cara”; “Decidimos por uma embalagem mais barata”; “Precisamos reduzir os custos das Embalagens”… Quantas vezes essas frases já foram ditas por compradores ou pelos responsáveis por desenvolvimento de embalagens? Centenas, ou talvez milhares de vezes.
Mas será essa uma verdade? Acredito que não.
Façamos aqui uma reflexão.
A maioria absoluta das empresas fabricantes de cosméticos no Brasil não dispõe hoje de verbas para anúncios na mídia seja em televisão ou mesmo em revistas de grande circulação;
O mercado está cada vez mais competitivo, com novos concorrentes aparecendo todos os dias, tornando a disputa pelo gosto do consumidor cada vez mais acirrada;
Os consumidores estão cada vez mais exigentes e muito bem informados;
Como então se diferenciar dos demais concorrentes?
Mesmo sabendo e entendendo as pressões por redução de custos e da constante busca por fornecedores “mais baratos”, as empresas acabam cometendo o erro de não valorizar uma das melhores ferramentas de Marketing que têm em mãos: a sua embalagem, a sua identidade, como sua empresa é vista e percebida pelo mercado, ou em resumo sua própria MARCA.
O único pensamento é fazer mais barato, quando na verdade esse pensamento deveria ser como se diferenciar dos concorrentes, como chamar a atenção do consumidor final, como transmitir o VALOR que nossa empresa oferece.
De nada adianta ter um produto inovador, que traz novos conceitos ou benefícios se a embalagem não passar ao consumidor essas informações, essas percepções. Todo o esforço no desenvolvimento desse produto irá por água abaixo.
Vários estudos já demonstraram que o consumidor ao passar os olhos pelas gôndolas decide a compra em poucos segundos, então é justamente nesse momento crucial que seu produto deve ser notado em meio ao oceano de cores e formas que habitam essas mesmas gôndolas, ou seja, sua EMBALAGEM deve chamar a atenção desse consumidor nesses poucos segundos, caso contrário você já terá perdido a venda.
A embalagem é o principal instrumento (ou em muitos casos o único) que a empresa dispõe para capturar o consumidor, por que então não investir em uma embalagem que não só permita proteger seu produto e faze-lo chegar as suas casas, mas também passar os conceitos e benefícios que esse produto oferece, e, acima de tudo usar essa embalagem como ferramenta de Marketing?
Para o consumidor a embalagem não é um componente, ele não a enxerga como algo dissociado do produto final, tudo é uma “coisa” só, se a embalagem é ruim, ou não atende as expectativas do consumidor, ele estende essa percepção ao produto e pior ainda a marca e por fim a própria empresa que o fabrica.
Investir na embalagem é investir em seu produto, investir em sua Marca. A embalagem é uma ferramenta estratégica de suma importância, principalmente para as pequenas e médias empresas que querem crescer no mercado de consumo.
Então voltemos ao inicio desse artigo e vamos pensar se estamos enxergando a embalagem pelo ângulo que ela merece, tendo um bom produto e investindo corretamente na boa embalagem o retorno é garantido.
Por Leandro P. de Almeida